Resenha: A Sociedade do Anel; J.R.R Tolkien

A Sociedade do Anel
Lido em: Dezembro de 2013
Título: A Sociedade do Anel
Série: O Senhor dos Anéis
Autor(a): J.R.R Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nota:      

"Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Homens Mortais, fadados ao eterno sono
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."
Sejam bem vindos a Terra Média marujos, onde existem criaturas místicas e fantásticas, encantadoras e assustadoras.
Bilbo Baggins está prestes a completar 111 anos e esta planejando uma grande festa para os hobbits que moram no Shire. Nessa festa ele some inesperadamente em meio a um discurso de adeus deixando seus convidados irritados e confusos. Frodo Baggins é seu sobrinho e é para ele que Bilbo deixa toda sua fortuna e o Anel Um. Gandalf um velho amigo de Bilbo e um visitante constante do Shire, conta para Frodo os perigos que o portador do Anel Um corre e todos aqueles que o cercam. Com todos os conselhos dado por Ganfalf, Frodo resolve ir embora do Shire junto com seu fiel amigo Sam Gamgee e mais outros dois hobbits Pippin Took  e Merry Brandybuck. Depois de uma longa e perigosa jornada os hobbits chegam a Rivendell, a cidade dos elfos, e é aí que A Sociedade do Anel é formada e a verdadeira missão de Frodo começa.
Descrevendo esse livro em uma única palavra eu diria esplêndido. A maestria com que Tolkien criou esse livro é incrível. Suas descrições são maravilhosas, quando eu estava lendo me sentia dentro do livro, me sentia caminhado ao lado dos personagens como uma observadora dessa trama.
Os personagens sãos adoráveis até os odiáveis, eles tem características marcantes que te encantam, seja a beleza e a astucia do Legolas (amor imenso pelo meu marido, tirem os olhos dele ahaha), a forma meio bruta mas sábia do Gimli, a bondade e a fidelidade do Sam, a bravura de Aragorn. Cada personagem tem uma importante tarefa nessa história, até o Gollum uma criatura que foi modificado pela maldade do anel tem um papel a cumprir.
"(...) Muitos que vivem merecem morrer e alguns que morrem merecem viver. Pode resolver essa situação, Frodo? Não seja tão apressado em julgar os outros. Nem os mais sábios conseguem ver o quadro todo. Meu coração me diz que Gollum ainda tem um papel a cumprir para o bem e para o mal antes do final da história."
E tem um personagem muito bom que infelizmente não aparece no filme e ele é muito importante.
A Terra Média é um lugar maravilhoso, cheio de criaturas fantásticas, elfos, anões, feiticeiros, cavaleiros negros, orcs e uma infinidade de outros.
A Sociedade do Anel é um prato cheio para quem ama uma fantasia medieval cheia de originalidade. Ressalto aqui que a escrita do Tolkien é densa e descritiva, mas nunca cansativa. Acho que para que você consiga ler esse livro de uma forma boa, você tem que gostar de fantasia e estar disposto a se aventurar por uma mitologia completamente diferente do que você já viu e se preparar para as reviravoltas do livro e acho que você deve estar em um bom momento para uma leitura comprida. Lembrando que os capítulos do livro são enormes e isso me incomodou um pouco, mas não é uma coisa que atrapalhe.
A diagramação do livro é muito boa, vale muito.
Acho que todos deveriam dar uma chance ao livro, se você não gostar pelo menos você tentou. 
Termino essa resenha com uma frase muito antiga do jornal “The Sunday Times” que se encontra na parte de trás das versões mais antigas dos livros do Tolkien, e que é de uma brutal perfeição.
 “O Mundo está divido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.”
                            

25 comentários:

  1. Oi, Cindy!

    Ainda não li este livro, mas a resenha ficou excelente... Parabéns!

    Bjs ;)

    https://www.facebook.com/aoutrasombra

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Já tentei ler esse livro a muito tempo atrás e não consegui gostar uma pena pois fez muito sucesso mas não me senti atraída pela história!

    Que bom que gostou e conseguiu passar isso na resenha :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Eu vi os filmes e gostei bastante, mas nunca tive vontade de ler os livros. Eu já achei os filmes cansativos, e todos ainda falaram que a narrativa era muito densa e baaa, confesso que fiquei com preguiça de pegar pra ler. E ainda estou, mesmo com você afirmando que não é cansativa. Vai ver um dia eu tomo vergonha na cara e paro de ser tão preguiçosa haha

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cindy!! Adorei sua visita lá no blog, que bom que você também gosto de Julieta, eu simplesmente me apaixonei!!!!!!
    Nunca li nenhum livro da série O Senhor dos Anéis e nem assisti aos filmes, mas sua resenha ficou excelente, muito bem escrita.
    Adorei seu blog e já estou seguindo!!
    Beijos...

    http://liberdadliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi florzinha, vi seu comentário no bloh Cupcackes e ameiii seu blog e o nome do blog! Tenho uma escritora amiga que vai lançar um livro com piratas (Rubi de Sangue) e ando fissurada por piratas de tanta ansiedade em ler o livro dela. Ela se chama Denise Flaibam.
    Estou te seguindo. Desculpe não falar sobre a resenha, mas não sabia onde avisar que gostei do seu comentário sobre Híbrida.
    Beijooooooo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  7. Bom dia linda! amei seu blog,com certeza retornarei mais vezes aqui,parabéns pelo dom da palavra flor! bjus e sucesso sempre!seguindoooo vc!

    http://delicadavivi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie :)
    Eu não sei porque nunca consegui gostar de O senhor dos Anéis. Já tentei, mas não consigo gostar da história :/
    Mas adorei a resenha e o seu blog ♥
    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca tinha me interessado por livros do Tolkien? Até assistir Hobbit, e não, ainda não tinha assistido Senhor dos Anéis, haha.
    Adorei a resenha, deu até vontade de ler agora, beijos.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, e também não tenho vontade de lê-lo *-* não sei por que, simplesmente não bate aquela curiosidade, sabe?
    É uma pena, pois parece ser tãão bom, quem sabe um dia eu leia...
    MilkMilks
    DM
    Milkshake de palavras

    ResponderExcluir
  11. Oi meu bem! Blog lindo demais gente! Amei a piratinha! *-*
    Sou apaixonada por essa história! Quando comecei a assistir o primeiro filme já sabia que amaria e, não deu outra, me apaixonei!
    Dos livros, li apenas o primeiro e, nossa! Perfeito!
    Mas eu realmente acho que não é uma leitura pra ser feita a qualquer momento da vida, sabe? Se não estiver na vibe certa pode ser um pouco cansativo.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amiga eu sempre quis ler a TRILOGIA do Senhor dos Aneis, pois nunca tive a oportunidade. Nem os tenho na minha estante. Mas quero ler, porque gosto desse tipo de leitura. Mas quando tem muita descrição eu acabo ficando cansada. Mas é isso que vc disse, acho que temos que dar chance a leitura, porque podemos nos surpreender. Principalmente para quem já assistiu o filme, já dá para se imaginar os personagens. Isso é muito bom de alguma forma.
    Adorei a sua resenha. Você explicou muito bem amiga =]
    Outra coisa, atrasada, mas queria dizer que AMEI SEU LAYOUT
    Tá lindo viu?
    E estava com saudades de vc...vc tá bem? Tava com algum problema?
    Qualquer coisa se quiser conversar estou por aqui viu?
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cindy!

    Nossa, tenho muuuuita vontade de ler esse livro, mas pouca coragem \; a narrativa do Tolkien me intimida bastante por ser muito descritiva e rebuscada, mas quem sabe um dia?

    Beijão,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Confesso que só vi o filme até hoje Rsr Mas adorei ler a resenha do livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Cindy adorei saber sua opinião sobre esse livro. Meu irmão é fã do autor e tem todos os livros além dos filmes. Já vi os filmes mas ainda não li os livros, mas pretendo ainda esse ano ler o Hobbit!!! Seu conselho foi ótimo, tentar não custa nada ... Mas como sei que a história é maravilhosa minha preocupação é apenas nas descrições e nos capítulos enormes, prefiro capítulos de no máximo seis páginas. Mas enfim parabéns pela resenha. Beijos e obrigada pela presença lá no blog.

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu ainda não li?!
    Sempre batia preguiça e até mesmo um desinteresse.
    Mas como você disse, não custa tentar né?
    De repente eu leio e acabo gostando. ^^
    Mil beijinhos
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu já li todos e J.R.R Tolkien é um lenda <3
    Beijos!
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Beeeh, amei seu post <3
    Seu Header ficou lindo beeh <3

    ResponderExcluir
  19. Olá Cindy, ainda não li Senhor dos Aneis e na verdade não tenho muita vontade de ler. Nunca fui mt chegado aos filmes e que criou uma barreira ainda maior. Espero um dia dar uma chance as obras e gostar tanto quanto vc gostou.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. adooooro esse livro! eh minha trilogia favorita. sou apaixonada!
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  21. Ahh, voce acredita que amo esse filme e até hoje não li o livro.
    Sou louca para ler, muito, muito, muito.
    Você gostou bastante ein, virou seu favorito..rs e Sua avaliação foi a melhor.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Cindy!
    Fique a vontade de visitar o blog mais vezes. Já estou seguindo aqui para não perder o contato.

    Ahn..
    Não consigo ler um livro depois de ter assistido em filme.
    Sei que são diferentes e tal, mas.. não consigo.
    E O Senhor dos Anéis não foi um filme que eu gostei. Assisti e tal, mas não curti ao ponto de me interessar pela leitura.
    Pois é..
    Quem sabe um dia!

    Beijinhos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. OI, Cindy! Tudo bom? Ah eu também sou toda amores por "A Sociedade do Anel" <3 haha É sensacional entrar nesse mundo que o Tolkien criou e, principalmente nesse primeiro livro, como tudo é novo, a vontade de entendê-lo por completo é enoooorme! Ao contrário de você, eu achei a narrativa do Tolkien cansativa, tanto que demorei um ano para ler a trilogia, mas valeu a pena! Mesmo sendo minucioso com suas descrições, é impossível não se impressionar com o que ele criou! Adorei sua resenha e estou esperando as próximas! (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Flor me PASSA SEU EMAIL pelo facebook
    Eu te mandei pelo o EMAIL DAQUI DO BLOG...o que houve?
    já tá todo mundo com a promoção ativa =x

    ResponderExcluir
  25. Oi Cindy, tudo bem?

    Eu sou apaixonada pelos filmes, sério. Acho que já vi umas 500 vezes hahaha E tenho muita curiosidade em ler os livros, que parecem ser ainda melhores. Essas cinco estrelinhas e o coração são bem motivadoras.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, obrigada por comentar! Fico muito feliz ;D
Deixe seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir. *-*

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos