Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes; Emily Bronte

O Morro Dos Ventos UivantesTitulo: O Morro dos Ventos Uivantes
Série: -
Autor: Emily Bronte
Editora: Lua de Papel
Classificação: (5/5)
Sinopse: Sem sinopse!
Resenha: Como começar essa resenha? Acho que todo mundo sabe como eu sou para falar de livros que gostei muito; mas esse caso aqui é especial. Creio que essa resenha será um pouco mais sensível, mais sentimental que o normal. Espero que me perdoem por isso.
Esse livro basicamente vai contar a história de um amor avassalador, possessivo, perigoso e mortal entre Catherine e Heathcliff.
O livro é uma narração dentro da narração. No começo, quem narra a história é o Sr. Lockwood, que é o atual inquilino do Heathcliff, ele está hospedado na Granja dos Tordos uma propriedade que a algum tempo atrás pertenceu ao Edgar Linton, antigo rival do Heathcliff e é nessa propriedade que o Sr. Lockwood vai conhecer a Nelly, que é a governanta, e que viveu a maior parte de sua vida morando no Morro dos Ventos Uivantes (que é uma fazenda muito fria e onde venta muito - avá) e é a Nelly que vai narrar a história desse amor possessivo. E é daí que tudo se inicia, com a Nelly contando ao Sr. Lockwood todo o sofrimento que eles todos tiveram que passar.
Bem, acho que todo mundo aqui sabe que eu li esse livro pro Desafio Literário e que se não fosse pelo Desafio ele estaria na minha estante até hoje sem ser lido. E eu não me arrependo nem um pouco em ter lido esse livro, na verdade muito pelo contrário, ele me surpreendeu e muito, devo dizer!
O livro é narrado de forma leve, apesar do conteúdo ser pesado, eu me envolvi demais com os personagens, fiquei com raiva deles, eu os amei, os odiei e depois amei novamente! Sim, esse livro despertou um misto de sentimentos em mim, de forma muito maluca. A Emily escreve com destreza, ela prende o leitor do começo do livro até a última página. Os personagens são desenvolvidos de forma magistral, eles são reais, são pessoas, nesse livro não existe o personagem bom ou o mal; na verdade o livro é um jogo de interesses onde os personagens buscam vingança.
E antes que perguntem, não! Eu não odeio o Heathcliff, na verdade eu compreendo as ações maldosas dele, eu não acho certo de forma nenhuma, mas eu compreendo os motivos dele. E confesso que também entendi as indecisões da Catherine, eu entendi o motivo que levou ela a ser do modo que era.  E eu amei tanto a Nelly, que ela se tornou uma das minhas personagens favoritas! Agora eu compreendo o motivo de tanta euforia em relação a esse livro, é porque ele é real! As situações que ocorrem no livro são situações parecidas com as de hoje em dia! Sim, esse foi o melhor clássico que eu li; ele ganhou até do livro do Oscar Wilde! Super recomendo!
Curiosidade¹: Eu comprei esse livro em 2009 e comecei a ler só que eu não tinha conseguido ler nem 20 páginas e já odiava o livro, odiei tanto que nem terminei de ler, na verdade nem passei da página 20. Olha só como minha opinião mudou?  ahaha!
Curiosidade²: Vocês sabiam que existe uma música que foi feita para esse livro? Não! Então vá conferir esse post aqui!

46 comentários:

  1. Ei Cindy, gostei da resenha :)
    Fico feliz em saber que com o passar dos anos a nossa opinião perante aos clássicos mudam né? xD

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que resenha perfeita !!!
    Amo as suas resenhas, mas confesso que essa foi a melhor de todas!
    Deu pra notar o quanto você gostou do livro, e acho que foi a emoção e intensidade de suas palavras que fez com que eu ficasse mais curiosa.

    Esse livro tá nos meu desejos literários lá do blog *-* Comprei ele, e lerei em breve. Muito ansiosa !!! ainda mais depois de sua resenha.
    Beijinhos, fica com Deus.
    E Parabéns pela resenha maravilhosa, incrível, extraordinária, fabulosa, e linda !

    Camilla, do blog:
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  3. ps: Gostei das músicas do livro :)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que é por isso que a gente tem sempre que TENTAR dar uma segunda chance para os livros que a gente odeia, porque tudo depende do seu momento também, né? hahaha
    Ainda quero ler esse livro. Não agora, mas mais pra frente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro e gostei,só que eu queria um final diferente :x

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser muito bom o livro, já vi ele algumas vezes na minha escola dando sopa na biblioteca e nunca me interessei para lelo, talvez depois que eu terminar o qu estou lendo eu não pegue-o (= QuasePerfeita

    ResponderExcluir
  7. Shame on me... Ainda nem TOQUEI nesta preciosidade! Um dia, um dia ainda leio e descubro o motivo de todos amarem!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Oi! Ainda não li esse livro, apesar de morrer de vontade!
    Adorei tua resenha.
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, mas morro de vontade!
    Adorei a resenha!
    Indiquei o seu blog a uma tag, confira lá no Uma Leitora!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/2013/08/tag-books-forever.html
    Beijos ;**

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei a ler esse livro ano passado eu acho e não consegui porque eu odiei ele, como você falou que aconteceu com você em 2009, mas a sua resenha me despertou uma vontade de querer lê-lo novamente. Mesmo não tendo o livro inteiro eu consegui perceber algumas características da história e agora pensando bem o livro não é tão ruim assim. Provavelmente farei uma nova tentativa em breve.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hhahaha pois eu comecei a ler esse livro anos atrás e odiei, comecei a ler de novo esse ano e li até o fim e foi o pior livro que eu li na vida! Tenho pesadelos com o Heathcliff até hoje! Não recomendo, mas sei que sou minoria sobre esse livro
    Beijos!
    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Cindyyy ._.
    Esse livro é tocante né amiga? Eu li faz um tempo, mas eu adoro lembrar dele.
    Acho que foi o primeiro clássico que eu já li e que fiquei confusa, que li de novo, que amei e odiei ao mesmo tempo. O Morro dos Ventos Uivantes é complicado e lindo. Vale a pena! Eu pretendo ler novamente um dia. Ainda tenho dúvidas sobre ele! usdhoi.'
    Sim, a música é bem diferente né? Eu tinha visto seu outro post, achei interessante. Eu ia morrer sem saber que tinha uma música para esse livro.
    Beijos liiinda ♥

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu sou completamente apaixonada por esse livro! Depois de Orgulho e Preconceito com certeza é o meu clássico FAVORITO, me emocionei bastante quando li, e ele também me trouxe esse mix de emoções como amor e odio, sabe? SENSACIONAL!
    Beijos

    http://imaginebelleblog.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogimaginebelle

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de ler esse livro faz tempo, agora fiquei com mais vontade ainda :D

    Seguindo seu blog amor, segue o meu de volta?
    www.cupcaketaste.com

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar muito bem desse livro e agora estou com muita vontade de ler!
    Beijos, Doce Primavera

    ResponderExcluir
  16. Ol´á! Tudo na paz de Deus? Já ouvi falar muito sobre esse livro, me pareceu ser bem interessante. Já vi várias edições dele, pretendo ler em breve.
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sempre vejo praticamente todas as pessoas elogiando esse livro, nunca vi nenhuma Crítica negativa relacionada, quero muuuito ler :DD

    http://www.garotoinwonderland.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cindy! Tudo bem?
    Então, eu li "O Morro dos Ventos Uivantes" há quatro, cinco anos atrás e não detestei a estória, mas também não morri de amores pela trama. O fato é que qualquer romance histórico já me deixa empolgada e isso aconteceu com o livro, mas confesso que esse lance de amor doentio e possessivo não é o que eu curto em um romance. Não tiro os créditos da Emily Brontë, o romance que ela escreveu é realmente genial, mas eu entendo o motivo dele não ter sido compreendido quando lançado, é uma estória de amor que é assustadora, ninguém espera que o amor possa gerar tamanha vingança. Mesmo assim, gostei da sua resenha, fico feliz quando as pessoas se empolgam com os romances históricos :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu quero ler esse livro, mas já me disseram que essa versão é uma das piores já feitas, além disso há tantos pensamentos controversos a respeito dele. Mas enfim, gostei bastante da sua resenha e espero lê-lo em um futuro próximo.
    Beijos,K
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  20. Amiga faz um tempo também que comprei esse livro. Quando estava trabalhando na livraria nobel, mas eu não cheguei a pegar como a maioria da minha estante (risos) Mas tipo, eu vi o filme do livro e sinceramente eu de inicio estava gostando, mas depois acabei achando ele muito parado. Não sei se com o livro funciona dessa maneira. Mas eu meia que desanimei de pegar no livro por causa disso, mas eu quero ainda ler. Mais vou ler ele bem mais pra frente (risos)
    Enfim...Se cuida ai linda e me desculpa pelo sumiço do seu blog
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Garota, vá ser má assim longe tá?! KKK Brincadeira, eu adorei a resenha, tanto é que estou até pensando em mudar a minha lista de livros pra ler só pra começar a ler esse logo! E imagino o ódio que tenha sentido e mais ainda a emoção ao terminar o livro, porque ficou bem nítido isso na resenha!
    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Já deveria ter lido esse livro há tempos
    Mas estou só na preguiça
    Nunca assisti nenhuma das adaptações, aliás to pra assistir uma com Richard Armitage.. que dizem que é horrível

    bjs

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Ai fiquei com vontade de ler esse livro, na verdade eu tenho vontade de ler ele desde 2009 se não me engano. Acho que ele entrou pra minha wishlist literária.
    Bisous
    needfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam

    ResponderExcluir
  24. Eu preciso ler esse livro!! Está na wish list há um tempão >.<

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  25. Já ouvi falar tanto desse livro! Na época que eu li Crepúsculo morri de curiosidade para ler.
    Porém hoje ele acabou perdendo um pouco do encanto para mim, mas sua resenha foi ótimo e me deixou com vontade de pega-lo para ler.
    Ah, te indiquei para um selo e uma tag lá no blog! Se quiser responder:
    http://utopiaincessante.blogspot.com/2013/08/tag-liebster-award-selo-versatile.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi linda, tudo bem?
    Sinceramente eu não gostei deste livro, sei que tem muitos que gostaram como você. Odiava o Heathcliff e achava a Catherine muito mimada. Acabei todo para ver o final. Não que ele foi tão horrível assim, mas não gostei. Todo mundo xingando todo mundo e tramando maldades.
    Mas que bom que você gostou né.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ótima resenha....
    Mas vou admitir que, comprei esse livro e não sinto vontade alguma de ler...
    Olho pra ele e nunca me sinto motivada :(
    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei a música que fizeram pro livro DDD:

    E não tinha vontade alguma de lê-lo mas depois da sua resenha nasceu uma pontinha de curiosidade, afinal você odiava e abandonou, haha. Vamos ver, quem sabe, né?

    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir
  29. Esse livro é super conhecido, até um clássico. Nunca me chamou a atenção, mas um dia eu lerei.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Confesso que tentei ver o filme, mas não gostei, então acabei pegando uma certa resistência quanto ao livro. Minha amiga, porém, disse que leu e gostou muito. ^.^

    Beijo!
    controversias-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. O livro é ótimo, já conhecia a música por causa de um evento que fui em SP

    bjo
    Pah -
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  32. Amo esse livro. Parabéns pela resenha.

    Beijoos

    gemeasthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Cindy!
    Depois de ler a sua resenha, sabe o que me fez ter vontade de dar uma segunda chance para este livro? Sua primeira curiosidade. Eu também comprei o livro, comecei a ler e abandonei.
    Se tudo der certo, ainda leio este ano!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Minha mãe tem esse livro !
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia esse livro, mas vou procurar !
    Você tem os livros do Percy Jackson? Já fez resenha no blog? Se tem faz? :3
    Beijos :*
    Nevando em Nova York

    ResponderExcluir
  36. Puxa, EU PRECISO ler esse livro!!! Não aguento mais só ler resenhas assim e ficar me mordendo de vontade :x

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  37. Não li ainda mas não faz o gênero literario favorito!
    Beijos
    http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi! Te indiquei pra uma tag lá no blog, espero que goste!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/2013/08/tag-11-coisas.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Oie miguxa tudo bem?
    Passando para ver as novidades, mas eu acho que você nem atualizou o blog ainda (risos) Anda ocupada mulher ? Quando puder atualiza ai algumas novidades que ficarei aguardando =D

    Outra coisa, queria te convidar para dar uma olhada em meu blog sobre a BIENAL do Rio de Janeiro. Ficou bem bacana e espero que você goste.
    Se cuida querida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Ainda nao tive coragem de ler este livro, mas tenho mta vontade.
    Acho que é um dos classicos que mais me chamam a atençao :D
    Já está na minha estante e sua resenha com ctz me animou :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Li o livro gostei muito e também gostei pacas da sua resenha ^^

    http://oleitorsordido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho esse livro a não sei quanto tempo, e nunca terminei de ler. Mas, eu conheço a história toda, apesar de nunca terminar o livro, e é realmente fascinante. :3

    Beijinhos!
    http://blogbecauseimagirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Gostei demais da sua resenha, já li esse livro e ele é inesquecível e forte.
    Também nao odeio o Heathcliff mas acho um absurdo ele ter odiado toda uma geração por causa de um amor nao consumado, triste demais. A mensagem para mim é de como não se deve agir =\ entendo o sofrimento dele mas nada justifica suas atitudes. Mas enfim esse é um grande livro que nos faz refletir sobre nossas escolhas e atitudes na vida.
    Parabéns pela leitura e resenha!!!!
    Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  44. Eu sou louca para ler! Dá até vergonha dizer que ainda não li, sinceramente o livro não me atraía tanto, mas sempre corro uns riscos e depois dessa resenha eu preciso ler!
    Amei o blog, flor! Estou seguindo, queria te convidar para conhecer o meu, será super bem vinda!
    Beijos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Já assisti ao filme e sou doida pra comprar o livro! Tem um de capa dura que é lindo *-*

    ResponderExcluir
  46. este livro foi citado no meu livro favorito e estou louca pra ler este, acho que vou adorar, mas melhor eu não ler com muita expectativa. Beijinhos xx

    acessem: bombons-de-chocolate.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, obrigada por comentar! Fico muito feliz ;D
Deixe seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir. *-*

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos